fbpx

Construções inteligentes garantem mais segurança e qualidade de vida

Tendência: vidros nas fachadas das casas térreas
12 de dezembro de 2020

Com processos cada vez mais precisos, e o acompanhamento em tempo real da obra, a construção de novas casas tem garantido cada vez mais segurança ao cliente.

As contribuições da tecnologia agregam valor aos empreendimentos, tornando possível uma visualização ainda mais detalhada das etapas do projetos. As chamadas construções inteligentes, permitem uma visualização da obra antes mesmo do início dela. Com visualizações em formato 3D é possível caminhar pelo seu imóvel, podendo visualizar cada espaço por meio da realidade virtual.

Esse fator tem contribuído na agilidade dos processos, no menor desperdício de materiais e na diminuição de falhas nas obras.

Sendo assim, as construções inteligentes estão diretamente relacionadas à economia, à automação e, principalmente, à sustentabilidade.

Praticidade e automação são associadas à imagem das construções inteligentes. Assim, o uso da tecnologia sem fio e da Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) está presente nesse tipo de edificação. É comum, por exemplo, que lâmpadas, condicionadores de ar, persianas e até fechaduras sejam controlados remotamente, por meio de aplicativos.

A gestão adequada de água e eletricidade também são importantes. Em uma edificação inteligente é promovido o reaproveitamento de água e captação da chuva. O uso de fontes alternativas de energia também é incentivado.