fbpx

Educação financeira: como planejar a construção da casa nova

Construção civil movimenta a economia chapecoense e tira sonhos do papel
30 de setembro de 2020
Ápia agora é Âmago Construtora
8 de dezembro de 2020

A decisão pela compra do imóvel novo exige cuidados e requer pesquisa, responsabilidade e análise financeira. Segundo uma pesquisa, o brasileiro compra dois imóveis durante toda a vida, diferentemente de outros bens de consumo que são trocados regularmente.

Por ser uma transação que envolve grande capital, é preciso ter todo controle e planejamento financeiro para que a obra não se torne uma frustração. O primeiro passo é entender e colocar no papel a realidade do seu orçamento.

Mel Fotografias

Para fazer isso, anote todas as despesas que você tem com a manutenção da sua família e todos os rendimentos recebidos que serão utilizados no custeio da obra.

A dica é criar uma planilha, como se fosse um livro de caixa. Em uma primeira coluna, você discriminará a origem da sua anotação, seja ela geradora de crédito, seja de débito. Na segunda coluna, anote todos os gastos que você tem mensalmente — com aluguel, prestações, mensalidades escolares, alimentação, lazer etc. Por fim, na terceira, anote os seus rendimentos mensais, especificando as origens.

Dessa forma, deduzindo as despesas dos seus rendimentos, você terá condições de perceber qual é a sua situação orçamentária mensal. O ideal é que você ganhe mais do que gasta, o que permitirá o acúmulo de capital necessário para a construção da casa própria.

Caso isso não venha ocorrendo, você deve absorver alguma das despesas e equilibrar as receitas com as despesas, de maneira que a sobra seja direcionada para a concretização deste sonho.

Busque todos os orçamentos

                O melhor cenário é você contratar uma construtora sólida que tenha todo controle da obra e que lhe forneça todas as informações necessárias relacionados aos custos da obra.

                Ter um projeto bem definido também pode lhe auxiliar no controle de custos da obra. Neste sentindo contar com uma arquiteto pode significar economia de obra.

                É hora de economizar

                A construção de uma casa é um transação que envolve muito dinheiro, por isso a dica aqui éusar a planilha que sugerimos no primeiro item para observar onde você pode cortar gastos. Essa é a primeira etapa para que você comece a economizar de verdade. Caso não se dê tão bem com planilhas, não se preocupe, existem vários aplicativos para lhe ajudar a controlar seus gastos.

                Não há nada mais compensador do que ter o seu próprio lar. Um lugar planejado, idealizado e sonhado em família. É hora de escrever a sua nova história.