fbpx

Sustentabilidade no seu lar: painéis solares geram energia mais limpa e econômica

Casa quentinha e aconchegante no inverno
Saiba como deixar sua casa mais quentinha no inverno
10 de junho de 2020

Energia renovável está presente em mais de 90% dos projetos da Ápia Construtora e Incorporadora, confira os benefícios e diferenciais.

Economia, praticidade, durabilidade e um produto que colabora com o planeta, são fatores que tem contribuído com a escolha de muitos moradores no processo de construção da casa nova. Esse fator se dá pela escolha da implantação da energia limpa por meio da instalação das placas fotovoltaicas.

As placas fotovoltaicas são equipamentos utilizados para o aproveitamento e a geração de energia elétrica através do Sol. Apesar de ainda não ser um sistema tão barato, o valor para a instalação deste produto já baixou mais de 70% na última década e o seu retorno do investimento se paga em três a cinco anos.

Outro ponto bem vantajoso é que a legislação que regulamenta o segmento, RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 687, de 24 de novembro de 2015 que altera a RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 482, de 17 de abril de 2012, garante ao consumidor que produz sua energia o direito de receber como créditos de desconto toda energia que é injetada na rede elétrica.

Além disso, o consumidor pode gerar sua energia numa determinada Unidade Consumidora e enviar o excedente (como crédito de desconto) para outra Unidade Consumidora, desde que ambas estejam sob a mesma titularidade e sejam da mesma concessionária de energia.

De acordo com o diretor da construtora Ápia, Andrey Fabre muitas pessoas tem mudado a visão no que se refere a economia e a sustentabilidade. “As pessoas estão preferindo investir um pouco mais em sistemas que a longo prazo forneçam economia, mas principalmente percebemos uma preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade que tem estado presente em 90% dos projetos da nossa empresa”, ressalta.

Andrey Fabre, diretor da Ápia Construtora e Incorporadora

O painel solar tem o nome técnico de módulo fotovoltaico, que refere-se a um conjunto de células fotovoltaicas conectadas e encapsuladas.

São materiais resistentes que permitem a entrada de luz e auxiliam no resfriamento, permitindo a ligação de vários módulos e sua fixação em uma estrutura compatível.

Com um projeto bem feito, esse sistema permite que você pague apenas a tarifa mínima de energia elétrica e a geração é constante durante todo o dia. Em Santa Catarina, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais de 6% das residências utilizam o sistema fotovoltaico.